Outubro Rosa Fibra

Seja Bem-Vinda!
Procuramos criar aqui um espaço útil para você conhecer melhor o Outubro Rosa.
Aproveite nossos conteúdos e não deixe de participar!

Ouça quem entende!




O que é o Outubro Rosa?

O movimento Outubro Rosa é comemorado desde 2002, começou nos EUA, mas logo se espalhou por todo o mundo. É um evento repleto de ações que lembram a luta contra o câncer de mama que hoje conta com a participação de empresas, entidades e da população.

O câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, que como o próprio nome diz, afeta as glândulas mamárias, sendo mais comum entre as mulheres. Hoje, a maioria dos nódulos (também chamados de caroços) detectados na mama são benignos, mas é importante sempre confirmar cada caso por meio de exames médicos. Se diagnosticado e tratado rapidamente, as chances de cura do câncer chegam a 95%.

O exame de mama

Existem dois tipos de exames de mama:

Mamografia

A mamografia é um exame de Raio-X que pode detectar o nódulo na sua fase inicial. Apesar de causar um certo desconforto por parte das pacientes, não é perigoso para a mama. É recomendado que pessoas com mais de 40 anos façam esse exame frequentemente.

Autoexame

O auto exame é bem simples e auxilia no conhecimento do próprio corpo ao detectar quaisquer mudanças nas mamas. É feito visualmente e por meio da palpação, uma vez por mês, após o final da menstruação. Além do auto exame, é importante que as pessoas façam a mamografia, só ela pode detectar precocemente um nódulo pequeno e aumentar muito as chances de cura.

Como fazer o autoexame das mamas

Autoexame das Mamas

1- Aperte delicadamente cada mamilo, verifique se não sai qualquer secreção.

2- Com os braços levantados, observe se há alterações no contorno, bico do seio ou na superfície da mama.

3- Com as mãos nos quadris, verifique se os seios estão no tamanho, forma e cor habituais, sem qualquer inchaço visível ou deformidade.

4- No banho, coloque um dos braços atrás da cabeça e apalpe o seio em busca de possíveis nódulos, repita com o outro seio.

5- Deitada na cama, levante o braço atrás da cabeça, apalpe a mama a partir da axila fazendo movimentos circulares e apertando suavemente com a ponta dos dedos até chegar ao outro lado do seio. Observando se há endurecimento no seio. Faça o mesmo com a outra mama.

Autoexame das Mamas

Participe!
Quem compra produtos participantes da campanha na Fibra Cirúrgica ajuda a Rede Feminina!


Conheça os produtos participantes